Aqui vai o tão aguardado passo-a-passo de como nasce uma tira do Papagaio Ciclope. Acompanhem e não se percam. Vamulá.

Tudo começa com a idéia rabiscada toscamente no papel, que serve também como uma guia.

Faço um lápis de todos os personagens e elementos que vou precisar. É o que eu vou vetorizar, o meu próprio desenho. Escaneio e importo para o programa de vetor. Eu uso o Freehand mas poderia ser algum outro equivalente, como o Corel ou Illustrator. Eu já tenho uma template onde vou agregando os personagens que vou fazendo. Como essa tira do Papagaio Ciclope é em série, posso repetir o mesmo desenho em várias tiras, o que me poupa tempo. Mas sempre vou também adicionando novos para não ficar monótono.

Traço cada desenho. Aí não tem segredo. Ferramenta de caneta. Deixo no default um traço bem fino e vermelho que é para eu enxergar o lápis.
Faço primeiro o traço de fora (o preto). Em seguida "clono" (no Illustrator e no Corel acho que é duplicar) o traço e ajusto para ser o traço interno (a cor). Note que todas as linhas são shapes fechados. É aqui que consigo os efeitos de variação de traço. Alguns lugares como a sombrancelha, por exemplo, não irá nenhuma cor. Isso facilita o trabalho, pois só preciso fazer o preto. Metade do trampo!

Com todos os traços prontos eu aplico a cor. Nessa minha template tenho uma paleta de cor bem limitada, com tons de pele e cores básicas. Prefiro ir criando as cores conforme vou precisando. É lógico que se eu achar uma cor muito boa, eu agrego à template.
Nessa etapa também faço umas sombrinhas e detalhezinhos. Aqui também é ajustada a ordem das coisas: mandar objeto para frente (bring to front), e para trás (send to back).
Temos um desenho pronto. Agrupa a bagaça.

Com todos os elementos que vou usar na tira prontos, tenho que montar o texto.

Tenho uma outra template que uso para os diálogos. É uma "fonte" minha feita a mão, que escaniei e vetorizei. Acho que dá um ar mais natural do que usar fontes prontas. Aqui, copiando e montando letra a letra, componho os diálogos que vou usar.
< 
Com tudo pronto é só juntar. E pronto, temos uma tira em vetor para ser ampliada até os personagens fazerem bico. E o melhor: não precisa ficar apagando o lápis!!!!
O processo todo de uma tira simples como essa, demora cerca de 1h30 e serve bem 5 adultos. Sirva enquanto está quente.











Octavio Bastos
01 nov 2007
Vc é louco… Hehehehehehehehehe…
Que trabalho danado…
Abraços.
sampson moreira
08 nov 2007
cara! Que trabalho da p…! hehehe
Procura no google como criar fontes… parece que existe um programa que ajuda a fazer isso… daí vc não precisaria mais colar letra por letra.
abraços
Luquinhas
21 nov 2007
Muito massa :D
Será a devida dedicação que torna o ciclopão tão bom? :]
Thássius
08 dez 2007
Trabalho da “p” mas que vale muito a pena. O resultado final normalmente corresponde a todo o esforço.
RODRIGO VIEIRA
09 dez 2007
rapaz, eu me acabo de rir com esse papagaio ciclope, entao pensei, nao teria como disponibilizar em .png a figura do mesmo? keria por como foto no perfil do orkut ou no msn, eu axo esse papagaio uma resenha da porra…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
muito engracado.. se puder fazer isso, agradeceria!
Vinicius
10 dez 2007
puta trampo cara rsrs
num tem uma maneira mais facil não ?
Vinicius Moreira
10 dez 2007
Que trabalhão ein!
parabéns pelas tirinhas e pelo blog.
abraços
rodrigo
10 dez 2007
que playboy soh de mac…
soh o computador jah compra meu golzinho quadrado
Bruno Alves
11 dez 2007
Caiceite!!
Q trabalhão!! Oo
mais o leitor eh recompensado com tirinhas hilárias!
Tá de parabens meu nego!
(Y)
Dudu Maroja
14 dez 2007
Muito foda.. eu queria ter algum talento mínimo mais sou uma negação!
Luciana
17 dez 2007
olá, gostei muito desse tutorial, estou pensando em criar uma tira pro meu blog também… só que estou apanhando sem um scanner!
toh chegando a conclusão que sem uma mesa digitalizadora ou um scanner não dá mesmo pra fazer nada que preste…
muito bom o seu site.
Ìtalo Torres
18 dez 2007
mto bom amigo ! estou tentando melhorar as minhas tecnicas de vetorizar tb ! estou montando um webcomic. espero q dê certo ! ja tem algumas coisinhas !
meus parabens e um forte abraço !
Fernando Menezes
18 dez 2007
Jeito normal de fazer uma história, mas vetorizar esta fonte e colar passo-a-passo é dukar…..
na net de zilhões de fontes, não era mais fácil baixar umazinha descente?
Bia
06 jan 2008
nao da pra entender nada!!! que porcaria hein!!! brincadeira bjs turma
Osmar
04 fev 2008
Tem razão de sair essas tirinhas tao legais…
muio bom cara.. mexo com corel e sei o trabalhao que da ueheue
abraços e mais sucesso…
Tarcísio
17 fev 2008
Corrigindo: http://www.meadiciona.com/ciso
Tarcísio
17 fev 2008
Ué… Publiquei um comentário que não entrou….
Lembro de quando eu fazia umas tirinhas na editora onde trabalhava. Era bem mais trabalhoso: eu fazia o desenho a lápis, escaneava, tratava no corel pra ter um traço mais escuro, passava o trace e limpava o traço, demorava bem mais tempo.
Tarcísio
17 fev 2008
Essas tirinhas estão no meu DeviantART (www.meadiciona.com/ciso)
Claudia
10 mar 2008
O Corel converte desenho em fonte, vc vai ganhar muuuuito tempo se transformar a sua letra em fonte!
Evandro
24 mar 2008
se fizer uma fonte… ela vai ficar alinhada, regular… não vai dar esse estilo “comic” do papagaio ciclope ¬¬
(eu sei… desenterrei ^^)
Efrain
26 mar 2008
Parabéns pelo trabalho!
Também sou ilustrador, e minha técnica de desenho é semelhante à sua, a diferença é que uso Corel, mas o resultado é o mesmo.
Sucesso com o blog e com os desenhos!
Rangell Santana
02 abr 2008
Sou fã do criador e da criatura!
julio
08 abr 2008
porra! puta trabalhinho que vc faz em 1 hora e fica ae se gabando que é um puta esforço….
felipe
01 jul 2008
muito ruim,orrorosoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!
Johnny
11 jul 2008
Legal pra caramba continue assim, o blog é leve e sem aquela merdarada de jabá, que pra falara a real tá ficando difícil em alguns blogs, falow.
José Domingos Costa
06 ago 2008
Caro Alexandre Affonso,
É evidente que nada se faz sem trabalho, tal como é evidente também que o esforço compensa. Parabéns pelos resultados. Entretanto, os sites http://www.elliot-design.com/font.html e http://www.blambot.com (há mais, mas estes são, numa primeira análise, aqueles que achei com mais interesse) disponibilizam fontes (handmade) para ‘comic strips’ que talvez possam trazer-lhe uma ajuda ao seu trabalho.
Um abraço desde Lisboa
Ortonormais Podcast #6 - Desenhos Animados - Efeito Ázaron
10 ago 2008
[...] Como desenhar quadrinhos em vetor (do blog nadaver). [...]
Episódio 6: Desenhos animados | Nebulosa Nerd's Bar
10 ago 2008
[...] Quadrinho em vetor. [...]
Anônimo
17 set 2008
ggghngnhgbvvcfvdcxfdxdx n rfmnhfbcgvdgvbnhjgbfdvcxszmr xsnjhgbfdx